terça-feira, 15 de março de 2016

Conheça os tipos e sintomas da Síndrome de Guillain-Barré

Por Ana Angélica

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular, e em alguns casos pode ser fatal. Os sintomas podem se desenvolver rapidamente: o doente pode ficar paralisado em 3 dias. Mas nem todos os pacientes são afetados da mesma maneira porque somente alguns podem apresentar fraqueza nos braços e nas pernas.

Acreditava-se que a Síndrome de Guillain-Barré era uma doença de um só tipo, mas ela pode ter diversas formas como:

Polliradiculoneuropatia Desmielinizante Inflamatória Aguda (AIDP)

Tipo mais comum nos Estados Unidos. O sintoma mais comum começa com fraqueza muscular na parte inferior do corpo e espalha para cima.

Síndrome de Miller Fischer (MFS)

Sendo mais comum na Ásia do que em outro lugar do mundo. Nesse caso a paralisia começa nos olhos e ocorre em cerca de 5% dos pacientes com a Sindrome de Guillain-Barré.

Sintomas

1 - Fraqueza muscular.
2 - Formigamento e perda de sensibilidade nos braços e nas pernas.
3 - Dor nas costas, quadris e coxas.
4 - Alteração da pressão.
5 - Dificuldade para respirar e engolir.
6 - Dificuldade em controlar a urina e as fezes.
7 - Medo, ansiedade, desmaio e vertigem.

O diagnóstico é feito através de exames de ressonância magnética da coluna, punção lombar e exame de sangue para avaliar os leucócitos e eletromiografia.

Causas

O Ministério da Saúde confirmou na terça (1º de março) que a infecção do Zika Vírus pode provocar também à Sindrome de Guillain-Barré. No Brasil, a ocorrência de síndromes neurológicas relacionadas ao vírus Zika foi confirmada após investigações da Universidade Federal De Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostra de seis pacientes com sintomas neurológicos com histórico de doença exantemática. Deste total, quatro foram confirmadas com doença de Guillain-Barré.

Tratamento

O tratamento é feito no hospital onde é usado a plasmaferese, que é uma espécie de hemodiálise, onde o sangue é removido do corpo  e filtrado, sendo uma forma a reter os anticorpos  que estão a atacar o sistema nervoso ou através de injeção de altas doses  de anticorpos( imunoglobulina) contra os anticorpos que estão atacando os nervos, minimizando a sua inflamação e destruição da bainha de mielina.

Sintomas da síndrome de Guíllain-Barré. Fonte: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário