domingo, 13 de março de 2016

Mesmo em época de crise, mercado de shoppings centers continua em crescimento em Sergipe

Por Lucas Honorato

A crise econômica no país tem impactado nos mais variados setores comerciais e de serviços. Mas, em Sergipe os investimentos no âmbito dos centros comerciais e de lazer continuam em ritmo acelerado. Ao todo são quatro shoppings em construção e dois em expansão no estado.

A nível nacional, o número de inaugurações teve uma leve redução entre 2014 e 2015. Enquanto no primeiro foram 30 aberturas, no segundo foram 18. De acordo com a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers), estão previstas 30 novas inaugurações em 2016.

Além de servir como centros de compras, os shoppings centers vem ganhando outros papéis. A junção de comércio, serviços, lazer e até mesmo centros médicos leva maiores opções às áreas que os recebem, além da geração de empregos.

Atualmente no estado os shoppings estão concentrados na capital e na região metropolitana. São dois em Aracaju e um em Nossa Senhora do Socorro. Além da geração de mais postos de trabalho, os novos empreendimentos visam descentralizar esses equipamentos e alcançar um maior número de localidades.

Construções

Ao todo no estado estão em construção quatro novos shoppings. Na capital está em construção o primeiro shopping não localizado na zona sul. Já no interior, são três shoppings em construção, em diferentes regiões.

Construção do Aracaju Parque Shopping, primeiro da
zona norte de Aracaju. Foto: Aracaju Parque Shopping.
Orçado em R$ 200 milhões, o Aracaju Parque Shopping (Grupo Nortista) está em construção no Bairro Industrial. A previsão de inauguração é para o final de 2016. Serão pouco mais 210 lojas divididas em 3 pisos e edifício garagem com 7 níveis.

A construção desses novos empreendimentos beneficia também o interior do estado. Na região agreste, a cidade de Itabaiana recebe esse ano o Shopping Peixoto próximo a BR 235. Para a região centro-sul, está prevista para 2017 a inauguração do shopping em construção na cidade de Lagarto. Em Nossa Senhora da Glória, sertão do estado, o Shopping Sertão também tem obras adiantadas.

Expansões

A consolidação de um shopping em sua área de abrangência leva em torno de 3 a 5 anos após a inauguração, de acordo com a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Center). Alguns shoppings passam por expansões antes mesmo da consolidação e outros ao longo dos anos incorporam maior espaço para atender a demanda crescente. Em Sergipe são dois empreendimentos em expansão.

Em nota divulgada à imprensa sobre a expansão, o vice-presidente comercial e de novos negócios do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça de Melo acredita no potencial de crescimento e desenvolvimento do mercado sergipano: “Hoje, o cliente do RioMar dispõe de um completo mix de marcas. Mas entendemos que temos demanda para crescer e poder oferecer ainda mais opções de compras. Acreditamos muito no mercado de Sergipe e, por isso, já começamos o ano com as obras de ampliação, disse. 

Terceira expansão do RioMar Shopping já está em andamento.
Foto: Reportagem
A terceira expansão do RioMar está orçada em R$ 110 milhões e está contida em duas etapas. A primeira contempla um edifício-garagem com 5 níveis, já em construção e com previsão de entrega para o final desse ano. Nessa fase estão sendo gerados 120 empregos. A segunda, a parte de lojas, onde haverá incremento de 93 novas operações, passando a 246. Uma nova praça de alimentação também faz parte do projeto. A previsão de inauguração da segunda etapa é para o segundo semestre de 2017.

O gerente de operações do Shopping Prêmio, Luciano Oliveira explicou sobre a superação das expectativas durante a construção e operação do shopping que levaram ao aumento de investimentos no equipamento: “O shopping começou com uma tendência, uma perspectiva. Mas, logo viu que o mercado aqui tinha condição de uma coisa maior. Então foi feita uma primeira expansão já antes da inauguração do shopping. Uma segunda expansão após dois anos de shopping inaugurado, onde vieram a grande maioria de âncoras. Já essa terceira expansão, agora para atender um nicho que estava faltando para completar o mix daqui do shopping”, comentou.

A expansão do Prêmio, primeiro shopping do estado não localizado na capital, contempla mais uma loja âncora, um centro automotivo e um centro empresarial. Ainda de acordo com Luciano de Oliveira, novas operações serão abertas antes mesmo da inauguração da expansão.



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