terça-feira, 15 de março de 2016

Pesquisa Universitária

Por Ananda Boaventura

Para compreender e nivelar o conhecimento sobre o movimento feminista, os estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe desenvolveram uma pequena pesquisa para descobrir o quanto os alunos do campus sede sabiam e em qual profundidade se envolviam e participavam do movimento feminista. Foram entrevistados 60 alunos das áreas de ciências humanas, exatas, agrárias e biológicas. 40% deles tinham idade entre 16 e 19 anos; 55% entre 19 e 26 e 5% acima de 26 anos. 60% dos entrevistados eram homens; 72% conheciam o feminismo, apenas 2% nunca haviam sequer ouvido falar a respeito; 97% nunca participaram de nenhum movimento pela causa, mas 95% dos entrevistados se colocaram a favor do movimento feminista enquanto 5% se mostraram indecisos; apenas 6,6% conheciam a diferença os discursos da misandria e do feminismo; 93% das pessoas entrevistadas concordaram com a ideologia principal do movimento, 3,5% discordaram e outros 3,5% concordaram parcialmente.


Ao ser perguntado sobre a mulher do século XXI, a maioria respondeu que as mulheres são mais independentes, buscam o próprio espaço, que estão mais modernas e iguais ao homem. Apontaram que as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho e ocupam cada vez mais postos de liderança. Em contrapartida, alguns acham que há uma inversão de valores, que o fato de a mulher trabalhar fora prejudica a relação com os filhos, ou que as ideias deviam ser passadas de um ponto de vista masculino para que os homens pudessem realmente entender. Alguns disseram que não houve nenhuma mudança, que a mulher continua sendo tão oprimida hoje quanto no século passado. Algumas pessoas acreditaram que o feminismo deixaria a mulher menos feminina e que haveria uma masculinização dela. Notou-se também a superficialidade do conhecimento quanto ao assunto, tanto por parte dos homens quanto das mulheres, o que pode ocasionar na generalização das correntes feministas e não feministas.

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