terça-feira, 15 de março de 2016

Fiéis se preparam para a chegada da páscoa


Católicos vivem a quaresma e se preparam para celebrar a Ressurreição de Cristo

Foto: Flávia Tauane

Por: Luciana Gois


No próximo dia 26 a igreja católica celebra o fim do período quaresmal e festeja a chegada da páscoa. Para os religiosos é tempo de “ressuscitar” junto com Jesus e os dias antecedentes são momentos de preparo interior para a chegada do Cristo ressuscitado.

Missas, vias-sacras, caminhada de penitência, jejum, formações, confissões e liturgias, esses são alguns dos rituais que a igreja católica vive para aprofundar-se no tempo da quaresma e finalmente viver a páscoa. Passar pela quaresma é imensamente importante para todos os católicos, pois antecede o motivo principal de toda a fé: a ressurreição de Cristo. De acordo com Frei José de Jesus, da paróquia São Francisco de Assis no bairro Santos Dumont, é momento de conversão. “A páscoa é a passagem da escravidão para a libertação, Deus enviou seu filho para nos libertar da escravidão do pecado”, conta.

Antes da chegada da páscoa, católicos do mundo inteiro vivem um verdadeiro momento de sacrifícios para lembrar os quarenta dias que Jesus viveu no deserto. É tempo de jejuar, orar e refletir. Conforme a tradição da religião é preciso “sentir na pele” um pouco do que o Cristo passou, para que ao final ressuscitemos junto com Ele, no domingo de páscoa. E, assim, milhares de religiosos buscam vivenciar as habituais cerimônias quaresmais, como o jejum. “Jejuar é importante para nós porque é um momento de reflexão e gratidão, retirar algo do nosso conforto é o simbolismo da retirada de coisas que nos afastam de Jesus e também nos faz refletir que muita gente não tem isto (o que foi jejuado) todos os dias”, declara a jovem Christine Soares Mainart. Já para o adepto João Vitor Araújo dos Santos, a quaresma vai além dos sacrifícios. “Significa muito mais que abstenção de comida. É uma forma de concentração interior, rever nossas ideias, baseado na lição que vamos viver na semana santa”.

E toda a igreja se reúne para a preparação desse momento, são idosos, crianças a e jovens se mobilizando junto com suas paróquias. Segundo Elayne Freitas, coordenadora do grupo de jovens da igreja Santo Antônio, é tempo universal para os fiéis e assinala a fé. “Essa preparação é para todos. No nosso grupo de jovens, Juventude Missionária, por exemplo, esse tempo é sempre marcante, pois procuramos viver verdadeiramente tal momento de conversão, mudança do ser; sempre em busca de conhecer mais a Deus e nos aproximar dele para, consequentemente, nos aproximarmos de nós mesmos”, relata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário